sexta-feira, 14 de maio de 2010

Tire suas dúvidas sobre Mastite



O que é mastite?


È uma inflamação da glândula mamária, que pode criar um abcesso, e pode ou não ser acompanhada por uma infecção. É mais frequente em mulheres que amamentam, e tem maior incidência no puerpério (período até às 6-8 semanas pós-parto) designando-se como mastite puerperal, no entanto as mastites podem acontecer em qualquer outra altura do período de amamentação.


Como ela ocorre?


As causas de mastite podem ser as seguintes:


  • Ingurgitamento ou extracção insuficiente de leite materno (devido a uma pega incorrecta, bebê preguiçoso, sucção insuficiente;

  • Hiper-produção de leite;

  • Mamadas ineficazes;

  • Amamentação com horários estabelecidos;

  • Uso de mamilos de silicone, etc;

  • Mamadas insuficientes ou saltar uma mamada (devido a dor no mamilo, dentição, utilização exagerada da chucha, mãe muito ocupada, regresso ao trabalho, o bebê dormir durante mais tempo, suplementação, desmame abrupto, etc.);



  • Inflamação (por lesão, infecção bacteriana/fúngica ou alergia). Mamilos doloridos, gretados ou em sangue podem ser uma entrada para a infecção, se a mastite acontecer no hospital também há maior probabilidade de infecção, devido à maior exposição a organismos infecciosos. É mais provável haver infecção se a mãe tiver uma grande lesão no mamilo (com dor e com pus), uma mastite recorrente também tem maior probabilidade de infectar. O stress, cansaço, anemia ou sistema imunitário enfraquecido também podem contribuir para o aparecimento de mastite com infecção.


Como reconhecer os sintomas?



Os sintomas normalmente são: nódulos ou zonas da mama duras, que podem ser acompanhadas de vermelhidão, sensibilidade, dor ou inchaço. A dor é mais comum antes das mamadas, e quando o bebê começa a mamar, sendo que após a mamada as dores podem diminuir. Estes sintomas podem ser devido ao bloqueio dos ductos ou ao e ingurgitamento mamário, mas quando associados a febre e sintomas de gripe (como dores no corpo, mal-estar geral, arrepios ou sintomas de doença generalizada, é porque o ingurgitamento ou o ducto bloqueado poderá ter terá evoluído para uma mastite.



O que fazer?


É recomendável nestes casos que descanse, diminua o consumo de líquidos (é importante manter-se hidratada, principalmente se tiver febre, mas deve ser uma ingestão de líquidos equilibrada para não aumentar a produção de leite), uma alimentação equilibrada para reforçar o sistema imunitário, pedir ajuda para as tarefas domésticas e para tratar do bebê. Em relação à amamentação, deve amamentar frequentemente e esvaziar o peito afectado em todas as mamadas, mas sem descuidar o outro peito. Se possível, amamente com intervalos de 2 horas, ou caso o bebê não esteja disponível para mamar tão frequentemente, extraia leite utilizando uma bomba ou as mãos* .Se houver sangue ou pus no leite extraído o melhor será consultar o médico.



* veja o vídio ao final da matéria.



Cuidados:



  • Antes de amamentar

Use compressas quentes e massagem para ajudar a soltar o leite ou para desbloquear os ductos, um duche quente, com a água direccionada para os peitos também poderá ajudar.



  • Durante a mamada


Ofereça primeiro o peito afectado, mas se for doloroso fazê-lo, pode começar pelo outro peito e após a descida de leite mudar para o peito afectado. Verifique se a pega está correcta, e utilize uma posição em que se sinta confortável e que permita massajar a zona afectada do peito. Use o método de compressão mamária (consiste em comprimir o peito de modo a que o leite saia mais facilmente e ajuda a esvaziar o peito por completo), massaje suavemente mas com alguma pressão da zona onde sente o ducto bloqueado em direcção ao mamilo; tente amamentar enquanto se inclina sobre o bebê, isto pode ajudar a retirar o bloqueio com a ajuda da gravidade.



  • Depois da mamada

Extraia o leite. Se o peito estiver muito sensível o melhor será extrair o leite manualmente, mas se a bomba não a magoar também poderá ser utilizada. Colocar compressas frias podem ajudar a acalmar as dores e a reduzir a inflamação.




Vídeo : Técnica para ordenha da mamas
http://www.youtube.com/watch?v=TkcZhfDia6I

3 comentários:

  1. Nossa adorei o blog, conteúdo muito bom, muito interessante!
    Descobri coisas que eu não sabia, e que será muito útil pra mim!
    Parabéns!
    Renata G.

    ResponderExcluir
  2. minha filha esta com mastite o medico dela fez um corte no seio para tirar a infeqçao. ela pode continuar a amamentar?

    ResponderExcluir
  3. mastite so da em quem amamenta ou pode dar por qualquer outro caso ? Por exemplo: bateu o seio ou machucou ate com aquele ferrinho do soutien ? Isto é possível ?

    ResponderExcluir