quinta-feira, 13 de maio de 2010

Mastite




Deixar de preparar o peito para o momento da amamentação pode levar à mastite, uma doença inflamatória bastante incômoda que, se não for tratada a tempo, só é curada com cirurgia.


O que é?
Inflamação nas glândulas da mama. Entre as mais conhecidas, está a do pós-parto, quando as mães ficam com o peito ferido e, muitas vezes, deixam de amamentar.


Quem tem mais?
A mastite do pós-parto acontece principalmente quando as mulheres têm o primeiro filho. Também é mais comum entre as de raça branca. O início do problema não demora a aparecer. Logo no primeiro mês, as mães já começam a sentir a mama inchada e o bico do peito (mamilo) mais sensível.


Causas
Os primeiros machucados no mamilo ou na aréola do peito (região mais escura em volta do bico) são a porta de entrada de bactérias, fungos e outros microorganismos que desencadeiam a doença. Entre os principais fatores que aceleram o problema está o ingurgitamento - inchaço da mama depois da descida do leite.

Até o segundo ou terceiro dias do pós-parto, a mãe ainda não tem leite, mas sim o colostro (líquido mais grosso, muito nutritivo para a criança). Só depois, o leite desce. Se a mãe oferecer o peito muito cheio ao filho (ingurgitado), ele terá dificuldades de sugar direito e desencadeará a formação dos machucados.


Sintomas
A mãe, ao sentir o peito inchado, vermelho e machucado, deve procurar imediatamente o médico. Alguns sintomas de mastite são parecidos com os de câncer de mama. O especialista é o único capaz de diferenciar uma doença da outra.




Febre


Mama vermelha


Mal-estar

Dicas para evitar a mastite

Pré-natal



Usar sutiã. Muitas mulheres, antes de a criança nascer, produzem o colostro. O sutiã evita que o líquido se acumule sob o peito e deixe a região mais úmida e suscetível a infecções.


Tomar sol diretamente no peito todos os dias, se possível. O melhor horário é antes das 10h ou depois das 16h. Essa exposição deixa a pele do peito mais resistente.


Durante o banho, esfregar a bucha vegetal no mamilo (bico) e na aréola (região escurecida ao redor do bico). Também para dar resistência à mama.

Pós-parto



A primeira mamada da criança no peito da mãe é fundamental. O bebê deve abocanhar o bico e toda a aréola do peito - ou, ao menos, grande parte. Se ele pegar só no bico do peito, não fica com a barriga cheia e o peito em pouco tempo começa doer, rachar e sangrar.


A posição ideal de amamentação é deixar a barriga da criança perto da barriga da mãe. Não é bom que a mãe fique nervosa. O melhor é ficar relaxada, tranqüila, pois o estresse bloqueia a produção do hormônio ocitocina, responsável pela liberação do leite.


Se sobrar leite no peito depois que a criança se alimentar, a mãe deve tirá-lo. A ordenha deve ser feita com as mãos, colocando o dedão e o indicador nas partes superior e inferior da aréola e estimulando a saída. A bomba para retirar o leite não deve ser usada em hipótese alguma.


Quando for tirar a criança do peito, é bom usar a técnica conhecida popularmente como "técnica do dedo mínimo": coloca-se o dedo mínimo na boca da criança para enganá-la. Ela aceita trocar o bico do peito pelo dedinho e, assim, não puxa o mamilo da mãe com força.


O que não se deve fazer
  • Usar cremes ou óleos hidratantes principalmente no mamilo e na aréola do peito deixam a pele muito sensível e podem facilitar a formação dos machucados na região. Evite sempre que possível.
  • Não passar sabonete no peito durante o banho. Pode deixar a espuma passar, mas o contato direto com o sabonete evita o ressecamento da pele.Se o peito já estiver machucado, não usar compressas sobre eles para aliviar a dor.

3 comentários:

  1. Tive alguns sintomas, e vc me ajudou mto !
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!
    Esse blog pode ajudar muitas mulheres que desconhecem esse tipo de doença,e mostrar a nós mulheres que não é só amamentar,tudo precisa de um cuidado e dedicação à nós mesmas.

    ResponderExcluir
  3. Apos diagnostico de mastite, como sera o tratamento? Tive em uma mama, agora estou sentindo na outra. Isso é usual?

    ResponderExcluir