quinta-feira, 13 de maio de 2010

Como previnir a mastite

Como prevenir a mastite
Por Cyntia Nogueira
O bebê acabou de mamar, mas continua sobrando leite no peito? Então trate logo de massagear as mamas para retirar o que restou. Esse cuidado é importante principalmente nos primeiros dias de amamentação, quando a mãe pode produzir mais leite do que a criança precisa. Nesse caso, se a ordenha manual não for realizada, o líquido parado nas mamas pode endurecer e virar um prato cheio para as bactérias.

Daí, é um pulo para a mastite, uma inflamação seguida de infecção que atinge as glândulas mamárias. “Trata-se de uma doença oportunista, que costuma ocorrer cerca de duas semanas após o parto”, explica a enfermeira Márcia Regina da Silva, encarregada do curso de gestantes do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo, e jurada do II PrêmioSAÚDE!. Segundo ela, são mais suscetíveis ao mal as mães que não repousam apropriadamente, sem falar nas que não se alimentam nem fazem a reidratação adequada para compensar a perda de líquidos durante a amamentação.

Uma coisa é uma coisa
Muita gente confunde a mastite com o ingurgitamento, porém uma coisa não tem nada a ver com a outra. O ingurgitamento é um processo natural caracterizado pelo endurecimento das mamas. É o famoso empedramento. A mastite, por outro lado, vem à tona quando as placas de leite não são desfeitas e muito menos ordenhadas. Dessa forma, as áreas afetadas pelo problema ficam vermelhas e doloridas. A mulher sente dores musculares semelhantes às provocadas por gripe, febre e náuseas. Nesse caso, a única saída é tomar medicamentos sob a orientação do médico.

A mastite, entretanto, não impede o aleitamento materno. Pelo contrário, amamentar faz parte do tratamento, assim como as massagens indicadas para facilitar a saída do leite empedrado.

4 comentários:

  1. Sou mãe de primeira viajem e nunca imaginei que além do empedramento do leite,existia esse tipo de doença.Ficou bem claro agora,que preciso ter muito cuidado ao fim de cada mamada do meu filho.Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  2. Não sou mãe, porém sou profissional da saúde, curso universidade e confesso que não sabia desta diferença; realmente serão muito úteis!

    ResponderExcluir
  3. Tive mastite após 2 semanas de ter tido meu 1º filho, há 5 anos atrás... fiquei 2 meses à base de antibióticos, sofrendo muitas dores e com o mamilo rasgado com pus e sangue, horrível... mas nunca me informaram sobre como prevenir isso, agora estou grávida de 6 meses e com essas dicas, espero não sofrer mais... Abraço às mamães e se cuidem!!!

    Janaina.

    ResponderExcluir
  4. e verdade se o recem nato arrotar no peito da mae,pode causar mastite?

    ResponderExcluir